- História
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Orgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
O Centro Social Paroquial de Terroso (CSPT) nasceu no dia 30 de Novembro de 1990, pelas mãos de um grupo de fiéis (Comissão de Santo António) que se propôs servir voluntariamente a sociedade, de forma a minorar as carências existentes a nível social. Foi com um espírito cristão que o grupo de amigos se orientou e fez nascer o Centro Social e Paroquial de Terroso com o lema “ Amar é Servir”.
Como qualquer instituição, o CSPT foi realizando o seu percurso, visando a concretização dos objetivos a que se tinham proposto, ou seja, servir a população, respondendo às suas necessidades. Era Importante dar o enquadramento social e o atendimento a crianças e a idosos da freguesia de Terroso.
Lentamente, mas com forte determinação, avançou-se para o projeto. Primeiramente a legalização da associação, para depois se avançar para a compra do terreno, seguindo-se as obras de construção do CSPT. Estas foram fruto da força de um povo que conseguiu a angariação de fundos, através da realização de diversas iniciativas, nomeadamente a realização de vários cortejos.
Em 1997 estava criado o CSPT, abrindo ao público com as respostas sociais de Creche, Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
O percurso Histórico da Instituição, percorreu as seguintes etapas:
- 1997 (1 de Setembro) abertura do Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário;
- 1997 (15 de Setembro) abertura da Creche;
- 1998 (26 de Março) Formação do Grupo Danças e Cantares “Os Amigos” do CSPT;
- 2001 (1 de Setembro) abertura do Jardim-de-infância;
- 2002 (1 de Setembro) abertura do ATL;
- 2002 (1 de Setembro) abertura da Escola de Música;
- 2003 (1 de Setembro) alargamento do Jardim-de-Infância;
- 2005 (1 de Fevereiro) abertura do Gabinete de Psicologia;
- 2005 (1 de Março) abertura da Academia de Ginástica;
- 2012 (1 de Junho) alargamento da capacidade de Creche;
- 2014 (18 de Março) alargamento da capacidade de Lar;
- 2014 (30 de Setembro) obtenção de Certificação Energética;
- 2015 (20 de julho) alargamento da capacidade do SAD;
- 2017 (01 de Setembro) abertura do SASE (Serviços de Apoio Socioeducativos).
- 2019 (01 de Junho) Refeições ao Domicílio
O CSPT surge com a preocupação primordial de contribuir para a promoção de todos num espírito de solidariedade humana, cristã e social.
Assenta num modelo capaz de criar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral da criança, num contexto educativo onde a criança participa, contata e aprende. Tendo presente a importância da família como instrumento de transição da criança para mundo envolvente, os profissionais de educação promovem esta união estabelecendo desta forma uma relação complementar no processo de aprendizagem das crianças.
Promove-se nas crianças o interesse pela vida escolar, como meio lúdico-pedagógico que conduz à assimilação de saberes, de direitos e de deveres, permitindo contribuir para a construção de pessoas civicamente responsáveis, criativas e tolerantes.
A nível da terceira idade, o Serviço Social na prática com o idoso, tem o desafio de consciencializar a população do verdadeiro papel do idoso, garantindo o seu lugar numa sociedade que passa por grandes mudanças que estão centradas no avanço tecnológico. O idoso é parte integrante e imprescindível da dinâmica social, é sujeito de direitos, autonomia e identidade.
A questão social, nas suas múltiplas facetas, reflete-se no idoso justamente no ponto da exclusão social, do não convívio familiar, da falta de acesso a direitos e serviços voltados para sua idade, assim como da falta de recursos das famílias, pela situação de pobreza e miséria enfrentada, que são impedidas de garantir a qualidade de vida dos seus idosos.
O Serviço Social está diretamente ligado à forma como são desenvolvidas as relações em sociedade e o desempenho da prática profissional. Portanto, cabe ao CSPT estimular a autoestima da pessoa idosa e garantir seus direitos.
Ao longo destes anos esta instituição teve como preocupação o cumprimento de uma indiscutível função social na receção, no enquadramento e na socialização das crianças e idosos da freguesia de Terroso, freguesias circundantes e da cidade da Póvoa de Varzim.
Missão:
O CSPT presta serviços de cariz social de apoio à comunidade, desde a primeira infância até à terceira idade, promovendo a dimensão humana, social, paroquial e religiosa, através de um conjunto de respostas sociais, nomeadamente Creche, Jardim-de-infância, ATL, Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, que vão de encontro às suas necessidades humanas. Sempre sobre o lema “Amar é Servir”
Visão:
Receber e acolher com caráter solidário todos aqueles que recorrem aos nossos serviços, segundo valores cristãos e numa gestão sustentada, que contribuam para uma adequada inclusão social, contribuindo para o reconhecimento de uma IPSS de referência.
Valores:
- Responsabilidade Social e Solidariedade
- Dignidade Humana
- Espírito de Tolerância
- Formação e Transparência
Direção
Presidente: P.e António Pedro Campos Amorim
Vice-Presidente: Adélia Regina Lopes Soares Ferreira
1º Secretário: Paulo Manuel Amorim Dias
2ª Secretária: Maria Almerinda Laranjeira da Páscoa Ramos da Costa
Tesoureiro: Fernando Ferreira de Miranda
Conselho Fiscal
Presidente: Manuel Azevedo Neto
Vogal: João Sencadas da Silva
Vogal: Alvarindo Gonçalves Costa
Consulte o pdf AQUI
Histórico dos Órgãos Sociais do CSPT AQUI